quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bem-me-quer, Mal-me-quer


Chegou o dia de eu e o meu marido termos “a conversa” e sim admitimos que gostaríamos de começar a pensar em engravidar, mas eu ainda tinha muitas dúvidas sobre se estaria preparada.

Toda a gente diz que não se está preparada até se ter um filho, mas…isso é mesmo assim? Quer dizer, a maior parte das pessoas que me conhece, nas primeiras conversas que tem comigo acaba invariavelmente a perguntar-me se eu não sou demasiado nervosa ou a dizer-me que tenho que acalmar-me. Ora, vou sujeitar uma criança 9 meses aos meus “stresses” e mais uma vida inteira a aturar uma pessoa assim?

E não é só isso, eu como poucos legumes, nem faço sopa, só cremes! Só como peixe congelado, tenho que dar peixe fresco a uma criança! O meu marido não gosta de feijão e eu cedi completamente, em quase 3 anos de casados nunca o obriguei a comer feijão, o feijão é extremamente importante, se tiver um filho tenho de lhe dar feijão!

A acrescentar a isto tudo, apesar de não gostar de dormir muito, tenho muita necessidade das minhas 8 horas de sono, ou então fico muito rabugenta, a sério, sei que é vergonhoso admitir isto com esta idade, mas a verdade é que faço birra como uma criança quando estou com sono. Ora uma criança tem tendência a não dormir 8 horas seguidas! Por isso eu ser mãe corresponderá a uma birra prolongado pelos próximos anos?

Ainda por cima o meu marido é vigilante e trabalha por turnos, nunca sei bem qual será o seu turno no mês que vem, até porque tem grande flexibilidade de posto, mudando de posto e consequentemente de horário de x em x meses e no Verão é colocado em eventos noutras cidades durante semanas.

E eu tenho alergias, e miopia, e enxaquecas, e o meu marido tem antecedentes de diabetes na família… Todas doenças com componente hereditária!

E uma mãe deve estar empregada, não é? Estou a ser irresponsável certo? Como posso ser mãe se sou assim irresponsável? Não tenho qualquer pingo de coragem de contar ao meu pai que sequer estou a pensar em engravidar.

Portanto uma lista de razões porque eu jamais deveria ser mãe não é?

Pois é o que me parece!

Basicamente estou aterrorizada, tenho medo de ser um desastre e estragar uma pobre criança inocente de quem ainda por cima, são fortes as possibilidades, vou adorar mais do que qualquer coisa na vida.

Mas porque é que os bébés têm de parecer tão fofinhos e terem aquele encanto que não permite que afastemos o olhar deles?
É que se eu não quisesse um bébé, era tudo fácil. Se comesse mal, qual o problema? Não sou responsável por ninguém, posso dar maus exemplos à vontade! Se tenho que acordar mais cedo de manhã, deito-me mais cedo à noite, ou mesmo que esteja mais sonolenta, posso simplesmente fazer as coisas com mais calma, não é que vá deixar cair um bebé do meu colo ou queimá-lo com leite que me esqueci de verificar se estava demasiado quente. E também não são grandes as preocupações monetárias, com o que temos dá para fazermos a nossa vida, sem luxos, mas também nem temos grande jeito para gastar muito dinheiro, mas dá para de vez em quando irmos comer fora ou ao cinema, sem estar preocupados que temos que comprar uma vacina que é caríssima ou que temos que poupar, porque o miúdo pode querer fazer Erasmus ou sei lá!
Mas não, os bebés têm que ser adoráveis e darem vontade de termos um só para nós!

 

2 comentários:

  1. bem vinda à blogosfera! esses medos são normais mas quando tens o teu tesourinho nos teus braços isso desaparece tudo :) cá em casa todos os dias o Gonçalo come a sua sopa e fruta! antes raramente se via legumes e fruta cá em casa, agora aos sabádos vms ao mercado buscar essas coisinhas só para o nosso tesourinho! Quando temos um filho as nossas rotinas mudam muito mas vale a pena pois ser mãe ou pai é bom demais :) só mãe à 10 meses e cada vez estou mais encantada com este novo inquilino!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Especialmente por todas as partilhas que faz no seu blog, adoro o seu tom optimista e inspirado, ajuda muito a afastar os sentimentos menos bons*

      Eliminar