segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Preparar a gravidez


Estou em modo de preparação de gravidez, assim sendo tenho vindo a reunir dicas de coisas a fazer quando se engravida.

Quando se engravida é necessário:

·                    definir tutores legais em casa de fatalidade dos pais – esta não me preocupa, tenho a certeza que entre avós, tios e primos, os meus futuros filhos ficariam sempre amparados e como é necessário uma vila para criar uma criança, também não acredito que nenhum afastasse os outros familiares. Não me sinto confortável em definir uma situação, tendo em conta que tanto pode mudar, se eu agora escolhesse uma pessoa que por qualquer eventualidade no futuro não fosse a mais indicada para tomar conta da criança? Estou confiante que num caso de fatalidade a minha família resolveria o problema da melhor maneira.

·                    escolher um obstetra – por via das duvidas já nos fomos informando e já temos um nome em carteira.

Depois aquelas que me parece que só têm lugar quando já se está grávido:

·                    tornar a casa segura para o bébé.

·                    escolher um pediatra.

·                    preparar o saco da maternidade.

·                    fazer um CD de músicas para ouvir durante os momentos mais difíceis da gravidez/parto/desconforto do bébé.

·                    preparar o quarto do bébé.

E aquela que verdadeiramente me interessa:

·                    fazer um curso de primeiros socorros, e esta é que já tomei em mãos!

Alguns centros de formação por todo o país estão a promover Unidades de Formação de Curtas Duração, que são formações de 25 ou 50 horas, para desempregados ou empregados que não tenham formação superior, e são gratuitas! Encontrei uma formação de Primeiros Socorros pois claro! Não é uma formação específica para crianças, mas ainda assim é muito útil e deixa-me mais segura enquanto futura mãe ter estas informações.
Ao momento já aprendi a medir a pressão arterial, ver níveis de glicémia, como actuar em convulsões. Podem ser informações que muita gente já tenha, mas acho importante estar a tê-las neste contexto de formação mais formal, onde posso tirar todas as dúvidas. Sinceramente aconselho vivamente a quem possa aproveitar esta possibilidade.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário