quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Conversa


Suponho que por sermos 3 irmãos e cada um precisar de ocupar o seu espaço único e diferenciador na família, eu e os meus irmãos temos interesses e desenvolvemos características muito diferentes uns dos outros. A forma de cada um ser e estar marca o nosso papel na família, o que esperam de nós, e em que coisas podem contar connosco.
 
Por exemplo, o meu irmão é uma pessoa com um nível de cultura geral provavelmente acima da média, e com uma capacidade de comunicação impressionante que lhe permitiria ter conversas elaboradas sobre assuntos sobre os quais poderia apenas ter conhecimentos básicos, se ele assim o desejasse. Tendo também uma enorme capacidade de defender um ponto e facilmente fazer-nos aderir ao mesmo. Basicamente, é uma sorte que o meu irmão não pertença ao lado negro da força e um infortúnio que não esteja a tentar mudar o mundo, pois acredito que se se inclinasse para um ou outro lado, poderia facilmente colocar-se ao lado de grandes figuras da nossa história.
 
Já a minha irmã é uma vencedora, cativante e determinada, consegue fazer que o para os outros é uma experiência interessante, para ela torna-se uma incrível oportunidade de enriquecimento. Penso que nem ela sabe bem como o faz, mas a sua capacidade de atrair pessoas à sua volta, cria uma qualquer energia positiva que faz com que desafios se apresentem simplesmente para ela os poder superar.
 
Eu, sou organizada e com boas capacidades de planeamento, sou boa a prever diferentes cenários e claro, a preparar-me para os enfrentar. Tenho um grande sentido de responsabilidade, quer pelos meus actos, quer pelos que me rodeiam, entrego-me plenamente a todos os grupos e projectos em que me envolvo. Assim sendo, a palavra que mais espero ouvir numa descrição minha feita pela minha família é “responsável” e é aqui que tudo fica difícil…
 
Quanto a mim a coisa responsável a fazer nesta altura da minha vida é ter um emprego, casar e ENTÃO ter filhos, ora eu saltei o primeiro passo, como lidar então com este constante dilema que me causa tanta angustia, que me faz questionar as coisas em que acredito e como me caracterizo, como me vejo e como espero que os outros me vejam?
 
Outro dia, eu e a minha mãe saímos numa daquelas manhãs de mulheres, afastarmo-nos de casa e andarmos para pôr a conversa em dia. E foi aí que a minha mãe me deu a paz de espirito que eu tão ansiosamente procurava, não só me disse que na sua opinião eu estava actualmente nas condições ideais para engravidar, como - Oh a bênção de ter uma mãe - me deu justificações para tal!!!
 
O sol brilhou de repente, o ar ficou mais leve e eu encontrei paz!
 
Segundo a minha mãe, e apesar de sublinhar de que engravidar é uma decisão que só o casal pode perceber se está pronto para tomar, neste momento eu o meu marido não só não estamos com dívidas correntes ou previstas, como ainda estamos a conseguir poupar algum dinheiro; que ao momento ambos os lados da família têm disponibilidade física para auxiliar no que for necessário e ainda mais importante, estando eu desempregada e falando o governo em pelo menos mais um ano de dificuldades, eu teria tempo para engravidar e passar por licença de maternidade e então ingressar no mercado de trabalho plenamente, sem ter agora de continuar esta procura que se tem mostrado tão difícil, para depois ter de interromper esse trabalho devido à gravidez.
 
A bem dizer, isto faz sentido, mesmo muito sentido! Quem dera ter tido esta conversa com a minha mãe há um mês atrás!
 
Agora é diferente, agora sinto-me desculpada por ter desejos de ser mãe, apesar de ser algo tão “irresponsável”.
 
Não vou parar de procurar emprego ou projectos interessantes, mas agora estou a 100% a tentar ser mãe!

 

2 comentários:

  1. Ola futura Mamã! :)

    Vi que adicionaste o meu blog, e vim aqui espreitar: resultado, estou felicissima por te ter encontrado, pois adorei ler-te!! Ah, e também jà sou seguidora!! :)

    é maravilhoso ser-se mãe, e é maravilhoso querer-se ser mãe! Eu, apesar de jà ter um pilho de quase 10 meses, estou, tal como tu, a tentar (re)engravidar!!

    Assim sendo, desejo-te toda a sorte do mundo, e vais ver que vai acontecer quando menos esperares!

    E claro... agora vou vir aqui todos os dias ver se jà aconteceu!!!..

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Nestas alturas de ânsia, todo o apoio e palavras simpáticas são como um presente!
      Estou desejosa para podermos partilhar histórias de barriguinhas!
      B***

      Eliminar